Monday, January 4, 2010

O Senhor das Moscas

UM DOS FILMES MAIS CHOCANTES QUE VI EM TODA MINHA VIDA

Durante uma guerra nuclear, um grupo de meninos chega a uma ilha no meio do Oceano Pacífico, depois

// que o avião em que viajavam cai. A princípio parecem gostar da idéia de não haver adultos por perto para lhes dar ordens. O grupo era composto por Ralph, um garoto robusto e louro, seu amigo Piggy, gordo, asmático e quase cego sem seus óculos, os gêmeos  Sam, Eric e Simon, e outros garotos  de quem não sabiam os nomes. Ralph sai com Piggy para explorar a ilha, sem acreditar ainda que esta fosse completamente desabitada. Ralph acha uma grande concha, e Piggy pede que a assopre. Ao som da concha os outros meninos são atraídos para o lugar.

Os garotos elegem Ralph como seu líder embora fosse óbvio que Jack Merridew quisesse a chefia. Jack organiza um grupo para procurar comida visto já estarem convencidos  que teriam de virarem-se sozinhos. A primeira caçada é frustrante quando a caça de um porquinho não resulta em nada. Jack conclama os outros meninos para saírem em um grupo maior de caçadores, mas um pequeno acha que tem monstros na floresta. O medo do monstro, do desconhecido e do escuro ainda está muito presente entre os meninos. Jack acha que devem fazer uma fogueira para sinalizar sua presença se algum navio passar ao largo da ilha. Eles acendem uma fogueira, mas logo se cansam de manter o fogo aceso. Jack fica obsessivo com a idéia de caçar e matar. O grupo de caçadores pinta seus rostos como máscaras, e protegidos por ela fazem sua primeira vítima. No acampamento faz a encenação da caça com um dos caçadores fazendo o papel do porco. Novamente se fala no monstro da ilha, e um dos meninos acha que o monstro poderia ser o próprio grupo. Os caçadores riem dele, e saem para tentar caçar outro porco. Com outra presa caçada Jack espeta a cabeça do porco em uma estaca, como uma oferenda a um deus primitivo. No acampamento Jack promove um festim para comer o porco. Quase todos abandonam Ralph exceto Piggy e os gêmeos para irem ao festim. No horizonte uma tempestade se avizinha. Simon, apesar do medo, embrenha-se na mata e em transe fala com a cabeça de porco, a quem chama Senhor das Moscas.

A tempestade já está sobre a ilha. Simon volta para o acampamento e no caminho se depara com o cadáver de um pára-quedista caído nas pedras. Nauseado livra o corpo das cordas que o embaraçam. Talvez seja este o monstro da ilha. No acampamento os caçadores tratam Jack como um deus, e obedecem a suas ordens. Ralph ainda tem a concha  e disputa a chefia com Jack. Sem discutir, Jack convida Ralph para participar da dança, e Piggy e ele se juntam ao grupo. Na noite seguinte Jack e os caçadores atacam Piggy e Ralph. Eles roubam os óculos de Piggy. Uma grande pedra se desloca dos rochedos e atinge Piggy. A concha é destruída e Piggy cai dos penhascos. Ralph foge e os caçadores fecham o cerco. Fogo é ateado no mato para encurralá-lo. O fogo se alastra pela ilha. Ralph consegue chegar a uma praia e encontra um estranho de uniforme. Embora esteja salvo, lamenta a perda de sua inocência e a crença na raça humana.

DOWNLOAD

PARTE 01

PARTE 02

PARTE 03

PARTE 04

A obra cult de Golding é associada, propriamente, a vários fantasmas do pós guerra. O mundo nuclear, a guerra fria e acima de tudo, ao fascismo e aos regimes ditatoriais. Tenta, desde o seu título, fazer uma investigação sobre como surge o mal no coração do homens, apontando que ele é natural da raça, provocado pelas circunstâncias e pelo caráter. Se o título faz uma referência ao nome hebraico de Belzebu, sinônimo para o Diabo – e que na obra original é o “monstro” da cabeça de porco que “fala” com uma das crianças anunciando-se como o mal absoluto – ele também pontua o tema central da obra: a influência do poder desmedido, da falta de controle e a selvageria que existe naturalmente no homem, “animal” domesticado pela sociedade, convívio e tecnologia. Se no passado alguns pensadores pregaram que o homem, naturalmente, tende a organizar-se socialmente e a criar suas leis, Golding prega que sem a noção de punição e controle por um poder maior, a tendência é a barbárie. E que forma melhor de fazer isso que usando crianças, teoricamente ainda não afetadas pelos piores sentimentos que o ser humano experimenta ao longo da vida?

[Via http://pfrancisco.wordpress.com]

No comments:

Post a Comment